Notícia breve

Estou preocupado com a pouca movimentação que tenho feito neste meu site nos últimos meses. Mas prometo que ele vai ser “agitado” em breve com muitas novidades. Justifico a aparente calmaria: tenho tido múltiplas atividades, não só como professor e pesquisador, mas também como escritor e ainda como cidadão empenhado em movimentos sociais, particularmente na luta contra o racismo e a devastação ambiental do meu país. Aproveito um intervalo para dar notícias de minha produção. Recentemente enviei ao prelo dois livros de que prometo em breve dar aqui notícia mais detalhada. Um deles recebeu o título de Navegações da cabeça cortada. O título um tanto extravagante faz alusão a Orfeu, personagem tema de um dos ensaios e presença velada em quase todo o livro, todo ele voltado para o campo dos chamados “estudos clássicos”. A outra obra que encaminhei à Editora da Universidade Federal da Bahia chama-se “Os olhos negros do Brasil” e encerra estudos sobre os afro-brasileiros, suas criações culturais e sua condição social. Alguns desses ensaios já apareceram editados em revistas, ou mesmo em livro, com uma outra forma; renascem ampliados, modificados, transformados no novo contexto. Com isso pretendo, entre outras coisas, atender a uma demanda: quero atender aos leitores que se queixam da dificuldade de encontrar os estudos em questão. Mas juntei a esses “renascidos” outros ensaios, de lavra recente. O livro sairá com a dedicatória a um grande amigo recém-falecido, que aproveito para homenagear aqui: Abdias do Nascimento. A homenagem vai também para sua mulher Elisa Larkin Nascimento, também ela uma pessoa extraordinária. Na dedicatória, falo da amizade que travamos “no caminho de Zumbi”. A este respeito pretendo mais tarde escrever neste blog. Por enquanto, a saudade ainda me turva os olhos.

Estou revendo um novo livro de contos. Prometo também notícia dele para breve. Também não demorarei a escrever aqui sobre as pesquisas que desenvolvo, sobre a situação atual da Bahia de Todos os Santos (como participante de uma equipe que envolve quase todos os membros do Grupo de Pesquisas “Encruzilhada dos Saberes”) e sobre a violência sofrida de modo quase rotineiro nestes últimos tempos pelo povo do candomblé em Salvador e em todo o território baiano.

Estou prestes a me aposentar como professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia. Vou então dedicar-me com maior empenho a meu trabalho de escritor e tradutor. Mas ainda antes pretendo concluir minha tradução dos Hinos Órficos, que deverá sair pela Editora Odysseus, de São Paulo.

Paro por aqui. Mas muito em breve encaminharei outras novidades.

Um comentário sobre “Notícia breve

Deixe um comentário

