Viagens à Grécia

Mirando a Pótnia

Mirando a Pótnia

Em Junho de 2012 fiz uma viagem esplêndida à Europa. Estive na Espanha e na Noruega, mas minha ótima recordação destes dois países cedeu ao deslumbramento da visita à Grécia. Que  começou na Turquia, onde andei por lugares que, para mim, são ainda território heleno. Não esqueço os dias passados em Esmirna e Éfeso, caminhando por magníficas ruínas, que me pareciam vivas. Muita beleza concentrada. Sim, eu me sentia na Jônia. Mas esta foto me mostra na Grécia mesmo, em Míconos, no pequeno e maravilhoso museu da ilha – Mykonos Archaeological Museum -, contemplando belíssimas peças de cerâmica como este prato que mostra com clareza uma Pótnia, quiçá uma Letó  ou correspondente, em vista das aves que empunha. Pretendo voltar logo a Míconos, Santorini e Atenas, além de ir a Creta, onde pretendo me demorar mais. Nos próximos anos, aproveitando que estou aposentado, quero ir com frequência a a terras gregas – continente e ilhas. Desde minha juventude habito com meus estudos e sonhos o mundo heleno. Uma parte deste mundo que muito me interessa agora visitar fica na atual Turquia: Pérgamo. Passei perto, mas nessa viagem não cheguei a pisar-lhe o solo. E tenho agora uma grande saudade de  lá. É que estou comentando os Hinos Órficos. Já traduzi os oitenta e sete, mais o famoso Proêmio que simula um discurso de Orfeu, dirigido a Museu. Estou  estou cada vez mais convencido da tese Muito discutida)  segundo a qual esses poemas foram escritos em Pérgamo. Será o primeiro foco da próxima viagem. Regina muito quer rever Istambul, onde, para mim, ainda está Bizâncio com todo o seu esplendor. Gostei de andar pela antiga Anatólia, quero retornar.  Mas acima de tudo tenho que preparar meu coração e meus olhos para Creta.  E para uma demora maior em Atenas. Será em breve.

Deixe um comentário

